Transposição do conhecimento: do explícito ao tácito, uma proposta a gestão do conhecimento

  • Guilherme Cassarotti Ferigato

Resumo

Este artigo aborda a transposição do conhecimento explícito para o conhecimento tácito. Tem como
objetivo explorar os mecanismos pelos quais o conhecimento codificado e formalizado pode ser transformado em
habilidades práticas e intuitivas. A abordagem metodológica abrange uma revisão da literatura, a análise de estudos de
caso e a discussão de estratégias que visam facilitar essa transição. Os resultados evidenciam a relevância do contexto
organizacional, das interações sociais e da aprendizagem prática para a internalização do conhecimento. Conclui-se que
a capacidade de converter conhecimento explícito em tácito é crucial para a inovação e adaptabilidade dos indivíduos
e das organizações, contribuindo para uma cultura de aprendizagem continuada. Este estudo oferece reflexões valiosas
para gestores, acadêmicos e profissionais interessados em aprimorar a gestão do conhecimento.

Publicado
12/12/2024
Seção
Artigos