-
MARÇO 2019v. 2 n. 2 (2019)
A Faculdade Católica Paulista tem por missão formar profissionais empreendedores que promovam a transformação e o desenvolvimento social, econômico e cultural da comunidade em que está inserida. A Revista EDUCA - Revista Multidisciplinar da Faculdade Católica Paulista tem o intuito de oferecer aos nossos alunos-colaboradores as condições necessárias para a construção e publicação de textos acadêmicos de qualidade.
Nesta edição, você encontrará uma série de artigos cujo objetivo consiste em contribuir para o fomento do conhecimento humano em todos os setores, abrangendo e destacando fatores como a sensibilização, a informação e o desenvolvimento da pesquisa acadêmica.
Mediante o compromisso formado com nossos colaboradores, em nome da diretoria da Faculdade Católica Paulista, apresento a segunda publicação da Revista EDUCA.
Boa leitura!
Profa. Dra. Ausra Marão
Editora Chefe da Revista EDUCA
-
DEZEMBRO 2018v. 1 n. 1 (2018)
É com imensa alegria e orgulho que disponibilizamos ao público leitor nossa primeira edição trimestral online da Revista EDUCA - Revista Multidisciplinar da Faculdade Católica Paulista.
Nosso objetivo é divulgar resultados de pesquisas de diversas áreas do conhecimento a fim de contribuir para o desenvolvimento de estudos em C&T e difundir o diálogo intelectual entre pesquisadores, profissionais e estudantes que atuam em diferentes regiões do país.
Diante disso, apresentamos nossa primeira edição da Revista EDUCA em que consta resultados de trabalhos feitos em esforço conjunto de alunos, professores e coordenadores.
Em nome da Revista EDUCA gostaríamos de agradecer a todos que contribuíram para a efetivação da nossa primeira edição!
Boa leitura!
Profa. Dra. Ausra Marão
Editora Chefe da Revista EDUCA
-
JUNHO 2019v. 2 n. 3 (2019)
“Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante” e é com essa emblemática frase de Paulo Freire que damos às boas vindas à essa nova edição da Revista EDUCA. Paulo Freire foi um educador e filósofo brasileiro, considerado um dos maiores pensadores e influenciadores da pedagogia crítica, e é seguindo essa linha que a terceira edição apresenta os melhores trabalhos desenvolvidos pelos alunos de graduação da Faculdade Católica Paulista.
Na busca constante de aprimoramento educacional, fazer o aluno embarcar na pesquisa científica se torna um dos maiores desafios dos educadores. Dessa forma, os incentivos intelectual e financeiro bem como a perspectiva de crescimento dentro do âmbito acadêmico devem vir como premissa básica nos projetos desenvolvidos. Nesse contexto, o estudo de casos práticos, de vivência do aluno, leva-o à capacitação na resolução de possíveis problemas envolvendo o meio em que ele vive. Os trabalhos apresentados nessa edição, bem como nas edições anteriores, estão voltados para situações cotidianas reais, em que conceitos teóricos podem – e devem – ser utilizados nas mais diversas soluções.
Vinculado ao aprendizado do próprio aluno, a veiculação do conhecimento adquirido torna-se indispensável para o fomento do conhecimento humano em todos as áreas.
Dessa forma, contribuindo para tornar a educação de todos e para todos, apresentamos a terceira edição da Revista EDUCA, com o apoio de todos os nossos colaboradores.
Desejamos a todos uma excelente leitura!
Profa. Ma. Ana Patrícia Aranha de Castro
Membro do Conselho Editorial da Revista EDUCA
-
SETEMBRO 2019v. 2 n. 4 (2019)
A pesquisa cientifica permite que o aluno aplique no seu cotidiano os conhecimentos adquiridos ao longo da vida acadêmica, possibilitando uma análise crítica de dados obtidos no seu estudo. A Faculdade Católica Paulista apoia seu aluno para a elaboração de artigos que contribua em sua vida pessoal, e ainda disponibilize uma leitura de qualidade, sobre temas atuais e de grande importância para a sociedade.
Como disse Nelson Mandela "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo". Nessa edição da revista poderemos acompanhar em especial artigos voltados para área da educação, onde será possível ver o desenvolvimento dos alunos sobre temas como inclusão, influência da tecnologia na vida da criança, e outros assuntos que agregarão conhecimento a todos os leitores.
Então te convidamos leitor(a) para adquirir e/ou complementar seu conhecimento, boa leitura!
Equipe Pós – Graduação da Faculdade Católica Paulista
-
DEZEMBRO 2019v. 2 n. 5 (2019)
“O conhecimento emerge apenas através da invenção e da reinvenção, através da inquietante, impaciente, contínua e esperançosa investigação que os seres humanos buscam no mundo, com o mundo e uns com os outros” (Paulo Freire).
É no limiar desse pensamento que expomos a tessitura de saberes oriundos da interdisciplinaridade das áreas do conhecimento Ciência da Informação, Ciências Contábeis, Psicologia e Pedagogia.
Os artigos apresentam um esforço conjunto e colaborativo de alunos e docentes comprometidos com o desenvolvimento científico, tecnológico e o bem-estar da sociedade.
Desejo que a leitura dos artigos seja uma boa descoberta e uma ótima oportunidade de construção de conhecimento para você!
Ótima leitura!
Dra. Camila Araújo dos Santos
-
MARÇO 2020v. 3 n. 6 (2020)
Como diria Isaac Newton: “O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.” Isaac Newton foi um dos mais famosos cientistas da história, conhecido pela sua grande influência no estudo da física. Autor das três leis de Newton e do experimento do prisma de luz, que hoje são alguns dos principais conceitos utilizados nas ciências exatas. Sua frase simboliza a humildade do saber. O oceano é formado por infinitas gotas, por isso, na ciência, o aprendizado sempre terá um próximo patamar.
"Em algum lugar, alguma coisa incrível está esperando para ser descoberta.” Frase dita por Carl Sagan, um grande cientista do século XX, autor de mais de 600 publicações científicas e 20 livros de ciência e ficção científica. Esta frase representa o que é a pesquisa científica, um mecanismo de informação que reproduz experiências para novas descobertas.
O que seria da tecnologia e de todo conhecimento científico, que nos proporciona a evolução, sem os cientistas?
Com o objetivo de transmitir o conhecimento técnico e científico para seus leitores, a Faculdade Católica Paulista apresenta, com o apoio de todos seus colaboradores, a sexta edição da Revista EDUCA, com os melhores artigos científicos desenvolvidos por seus alunos. Uma oportunidade atribuída aos alunos para divulgarem suas experiências adquiridas durante a graduação, através de ensaios experimentais, estudos de caso, pesquisas de campo e revisões bibliográficas da literatura.
Desejamos a todos uma boa leitura!
Prof. Me. Caio Prestupa Malta Rolim
Membro do Conselho Editorial da Revista EDUCA
-
JUNHO 2020v. 3 n. 7 (2020)
“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo Da Vinci).
Seguindo esse pensamento, a Faculdade Católica Paulista sempre incentiva seus alunos na busca pelo aprendizado, e na elaboração de artigos que coloquem em prática os ensinamentos da instituição. Artigos esses, que oferecem conteúdos que agregam conhecimento tanto para os alunos que os escrevem, quanto para os leitores que acompanham nossa Revista.
Através da leitura temos acesso a diversos tipos de conteúdos que contribuem para nosso desenvolvimento intelectual, nessa edição serão apresentados artigos voltados especialmente para área da Pedagogia, relatando temas como inclusão, importância da educação básica, dentre outros.
Desejamos que aproveite a leitura e aprenda o máximo possível!
Daniele Ribeiro Apolinário – Tutora da Pós Graduação
-
SETEMBRO 2020v. 3 n. 8 (2020)
“A ciência não é uma ilusão, mas seria uma ilusão acreditar que poderemos encontrar noutro lugar o que ela não nos pode dar.” (Sigmund Freud)
Freud nos dá uma direção, em que não conseguimos falar de compreensão e entendimento sem passar pela ciência. Fora dela ficamos nas ilusões, e as ilusões nos enchem de frustrações.
Um aprendizado sólido e ao mesmo tempo dinâmico. É isso que buscamos, ao nos debruçar sobre pesquisas científicas como na edição atual da Revista EDUCA.
Aproveitem a oportunidade e vivam com a ciência!
Prof. Me. Francisco Ramirez Martins Junior
Gerente de Ensino Superior
-
DEZEMBRO 2020v. 3 n. 9 (2020)
A pesquisa cientifica faz com que o ser humano ultrapasse seus limites em busca do conhecimento, superando os obstáculos ao longo do caminho, abrindo a mente para novas ideias por conta de problemas ou necessidades que rodeiam uma sociedade, propondo soluções de melhorias através do saber adquirido e conquistado ao longo da vida de estudos e vida laboral, pois como dizia a escritora Clarice Lispector: “O melhor de mim é aquilo que eu não sei”.
O verdadeiro conhecimento nunca será concluído, não poderá ter um ponto final, o conhecimento deve ser alimentado dia a dia, buscando respostas para o desconhecido de uma sociedade e para si, servindo para um bem maior que é o crescimento coletivo.
Seguindo a premissa de que o conhecimento tem por finalidade servir, nesta edição da Revista edUCA estão os trabalhos científicos, o conhecimento, de alunos e professores da Faculdade Católica Paulista que estão sendo compartilhados para o crescimento de todos.
Ótima leitura!
Prof. Bruno Peres Moitinho
Coordenador dos Cursos de Engenharia
-
MARÇO 2021v. 4 n. 10 (2021)
“O início da sabedoria é a admissão da própria ignorância. Todo o meu saber consiste em saber que nada sei.” Sócrates (Grande filósofo Grego que viveu entre 469 a 399 a.C.)
Sócrates nos dá um caminho, que primeiro necessitamos olhar para nós mesmos e admitir nossa ignorância ou limitações. Ao olharmos verdadeiramente, automaticamente iniciaremos uma busca por compreensão e entendimento de todo e qualquer assunto.
O segundo passo virá com a pesquisa, a sede do saber estará viva dentro de cada um de nós, quando mergulhamos no mar do conhecimento, e quanto mais descobrirmos, mais nós daremos conta que precisamos pesquisar!
Sigamos Sócrates e continuemos nossas buscas!
Prof. Me Francisco Ramirez Martins Junior
Gerente de Ensino Superior
-
JUNHO 2021v. 4 n. 11 (2021)
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.” Em um dos seus principais livros, Pedagogia da Autonomia, o educador e filósofo brasileiro Paulo Freire, nos dá a direção que a educação é uma mão de via dupla. O educador não somente ensina, mas aprende muito com o outro.
A educação é um ato social, do qual podemos transformar a nós mesmos e ao nosso redor. Podemos mudar nossos alunos, familiares, a sociedade como um todo. O conhecimento transforma mentes e vidas. É nessa perspectiva que compartilhamos nosso conhecimento social e científico, em busca de criarmos possibilidades da construção de uma educação de qualidade e efetiva.
A Faculdade Católica Paulista incentivando a produção e compartilhamento de conhecimento, abre mais esta edição com artigos voltados à aprendizagem e ambiente escolar.
Boa leitura!!!
Ma. Vanessa Simões Ribeiro
Coordenadora Pedagógica EAD
-
SETEMBRO 2021v. 4 n. 12 (2021)
Em comemoração ao centenário de Paulo Freire, iniciamos essa revista com sua célebre frase “Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre”.
A Faculdade Católica Paulista homenageia esse célebre autor, pedagogo, filósofo, reconhecido mundialmente pelo seu legado e reitera que a estrutura base que fomenta a conduta de todos funcionários e alunos tem como premissa sua obra.
Essa edição contempla artigos elaborados pelos alunos dos curso de EAD, Engenharia de Produção e Ciências Contábeis, frutos de pesquisa científica aplicada, elaborada e conduzida ao longo do ano de 2021.
Apreciem a leitura.
Ma. Ana Paula Silva Ducatti
Professora da Faculdade Católica Paulista -
DEZEMBRO 2021v. 4 n. 13 (2021)
Uma das figuras mais influentes na história da ciência Albert Einstin disse: “O importante é não parar de questionar. A curiosidade tem sua própria razão de existir.” Citação foi publicada no artigo Death of a Genius: His fourth dimension, time, overtakes Einstein, em 2 de maio de 1955, na revista Life.
Seguindo essa ideia, é essencial estimular na sociedade acadêmica o interesse pela ciência, despertar a curiosidade e envolvimento com a pesquisa científica.
Mediante isso, apresentamos mais uma edição online da Revista EDUCA da Faculdade Católica Paulista, que tem como objetivo acadêmico é apresentar pesquisas acadêmicas dos nossos alunos!
Desejamos uma ótima leitura a todos!
Dra. Ausra Marão
Editora Chefe da Revista EDUCA
-
SETEMBRO 2022v. 5 n. 14 (2022)
“Por aprendizagem significativa, entendo, aquilo que provoca profunda modificação no indivíduo. Ela é penetrante, e não se limita a um aumento de conhecimento, mas abrange todas as parcelas de sua existência.” (Carl Rogers).
Assim como Carl Rogers, nós da Faculdade Católica Paulista entendemos que a aprendizagem não abrange apenas o aumento do conhecimento, mas sim, todas as experiências de ensino e de vivência dos alunos.
Nós incentivamos o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um dos nossos alunos com atividades que os levam diretamente à prática e aulas interativas semanais, onde debatemos assuntos atuais e damos voz ao aluno.
Nesta edição da revista edUCA, os artigos estão voltados para uma aprendizagem que provoca a profunda modificação no indivíduo por meios diferentes de ensino.
Boa leitura!
Profa. Evelyn Andrade
Coordenadora dos Cursos de Gestão -
DEZEMBRO 2022v. 5 n. 15 (2022)
No livro “Ciência: da filosofia à publicação” o autor Gilson Luiz Volpato (2013, 27 p.) aponta que
"A atividade científica tem atraído a atenção de muitas pessoas, particularmente no mundo de hoje. Além das descobertas interessantíssimas ao longo de sua história, direcionou a atividade humana atingindo a todos. O avanço industrial, decorrência importante da atividade científica, mudou não só aspectos físicos, mas também concepções metafísicas de valor, ética, amor, política etc.
Esse grande impacto da ciência não a coloca como a principal atividade humana, mas com certeza é uma das importantes formas de interferir no dia a dia do ser humano."
A Revista EDUCA - Revista Multidisciplinar da Faculdade Católica Paulista traz, nesta edição de dezembro, os trabalhos selecionados que irão abordar estudos científicos voltados para diversos temas relevantes do nosso cotidiano.
Boa leitura a todos!
Profa. Dra. Ausra MarãoEditora Chefe da Revista EDUCA
-
MARÇO 2023v. 6 n. 16 (2023)
“Querem que vos ensinem o modo de chegar à ciência verdadeira? Aquilo que se sabe, saber que se sabe; aquilo que não se sabe, saber que não se sabe; na verdade é este o saber” (Confúcio).
Refletindo sobre o que disse Confúcio, nós, da comunidade acadêmica, devemos nos analisar, nos avaliar e nos colocar em cheque a todo instante. Só assim seremos verdadeiros pesquisadores e cientistas em sua essência, pois admitir que não sabemos algo é a mola propulsora de qualquer pesquisa ou busca por conhecimento.
Nosso convite é que façamos esse percurso em nossas áreas de atuação constantemente!
Boa leitura e aproveitem!
Prof. Francisco Ramirez
Diretor Acadêmico da Faculdade Católica Paulista
Membro do conselho editorial da Revista Educa
-
JUNHO 2023v. 6 n. 17 (2023)
“Do início ao fim de uma pesquisa, o conhecimento se amplia e se
renova, influenciando os outros elementos e a si mesmo. O ensino
se beneficia dos resultados de pesquisa, na medida em que novas
teorias e práticas se incorporam ao conhecimento. A comunicação
se consolida, reafirmando-se como ação vital para a disseminação
dos conhecimentos. A aplicação do conhecimento se transforma,
possibilitando a ampliação e diversificação das técnicas, dos produtos
e dos serviços. A pesquisa se fortalece, lançando novos horizontes de
pesquisa e influenciando a agenda de investigações da área” (BAZI;
SILVEIRA, 2007, p. 130).
Portanto, com o intuito de promover a produção e compartilhamento
do conhecimento científico e, consequentemente, o fortalecimento da
pesquisa em diversas áreas, esta edição da Revista EDUCA - Revista
Multidisciplinar da Faculdade Católica contempla artigos científicos
elaborados por nossos alunos e professores.
Boa leitura!Profa. Dra. Marli Vitor da Silva.
Editora Chefe da Revista EDUCA. -
SET/DEZ 2023v. 6 n. 18 e 19 (2023)
O renomado químico canadense John Charles Polanyi, agraciado com
o Prêmio Nobel de Química em 1986, afirmou que “A pesquisa consiste
em transformar problemas em questões e questões em investigações”.
É com base nesse estímulo ao conhecimento e à pesquisa, bem como
no dedicado esforço dos alunos e do corpo docente, que esta edição
é publicada.
Desejo a todos uma excelente leitura e que tal leitura lhe traga boas
reflexões!Esp. Yagda A. de Campos Justino
Coordenadora e Docente do Curso de Psicologia