Por um olhar observador do professor reflexivo
Resumo
Este artigo aborda a problemática da falta de uma postura crítica e reflexiva no ambiente educacional, onde
muitas vezes o professor assume um papel técnico e autoritário, ao invés de promover um ensino que valorize a autonomia
dos alunos. A necessidade de uma educação humanizadora, que vá além da mera transferência de conhecimento, é o
foco central do estudo. O objetivo é contextualizar os principais conceitos abordados por Paulo Freire em sua obra
“Pedagogia da Autonomia”, destacando a importância da reflexão crítica e deste olhar atento por parte dos educadores
para melhorar a prática docente. A metodologia utilizada foi de uma pesquisa bibliográfica, que possibilitou redigir um
ensaio teórico. Os principais resultados evidenciam que a observação, o diálogo e a reflexão crítica são instrumentos
essenciais para uma prática educativa transformadora, capazes de promover a autonomia e o desenvolvimento integral
dos educandos. Conclui-se que, para superar a visão técnica e autoritária na educação, o professor deve assumir um
papel reflexivo, sensível e humanizador, favorecendo uma prática pedagógica crítica e emancipadora